Equipa Executiva

  • GONÇALO ARAÚJO FERNANDES

    MANAGING PARTNER DA SMART EQUITY, S.G.P.S.

    Gonçalo Araújo Fernandes, 41 anos. Ex-Chief Financial Officer da Critical Software S.A. e membro do Board Executivo. Chairman do Board da Critical Software Roménia, Srl. Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISLA (Instituto Superior de Linguas e Administração) de Lisboa, frequentou uma série de outras formações das quais se destacam uma Pós Graduação em Análise Financeira bem como um MBA com especialização em Estratégia e Marketing pelo ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), um curso executivo de Competitive Strategy no INSEAD, Fontainebleau bem como um curso executivo de Advanced Corporate Finance em Londres, na London Business School. Inscrito como Analista Financeiro na Associação Portuguesa de Analistas Financeiros bem como na EFFAS (European Federation of Financial Analyst Societies), na qualidade de Certified European Financial Analyst.

  • JOSÉ GALAMBA DE OLIVEIRA

    PARTNER DA SMART EQUITY, S.G.P.S.

    José Galamba de Oliveira, é o actual presidente do Conselho de Administração da Accenture Portugal. Licenciado em Engenharia Mecânica, pela Universidade de Manchester (UK), frequentou ainda alguns cursos de pós-graduação na Universidade Católica e no INSEAD. José Galamba de Oliveira tem uma experiência de mais de 25 anos na área de consultoria de gestão e tecnologia em diversos sectores de actividade e em clientes nacionais e internacionais.  É accionista e administrador único da Gambali SGPS, SA. É sócio fundador com participações accionistas minoritárias em várias startups em Portugal e Moçambique – nos sectores da restauração, dos eventos, da construção, do turismo e serviços. 

  • JOÃO PEDRO TAVARES

    PARTNER DA SMART EQUITY, S.G.P.S.

    João Pedro Tavares, 52 anos, é o responsável pela divisão de serviços financeiros da Accenture em Portugal, Angola e Moçambique. Conta com mais de duas décadas de experiência profissional em consultoria e ao longo da sua carreira profissional tem liderado uma grande variedade de projectos de consultoria de gestão, tecnologias de informação e outsourcing em organizações de vários sectores de actividade, nomeadamente o financeiro, automóvel, energia e recursos naturais e distribuição. É licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico e pós‐graduado em Gestão Financeira pela Universidade Católica Portuguesa. É presidente da Direcção da Junior Achievement. É accionista e administrador único da ACJ.PT SGPS, SA. É sócio fundador com participações accionistas minoritárias em várias startups em Portugal e Moçambique – nos sectores dos eventos, da construção e dos serviços.

  • JOSÉ FERNANDES

    PARTNER DA SMART EQUITY, S.G.P.S.

    José Fernandes, partner da Accenture é responsável pela área de serviços de BPO para o sector de Resources (energia, utilities, recursos naturais e química), para a região EALA (Europa, África e América Latina). Tem a responsabilidade de liderar o negócio de BPO de finanças, recursos humanos, formação, compras, logística, comercial, bem como soluções sectoriais. É ainda membro do comité executivo da Accenture para Portugal, Espanha e África. Colaborador da Accenture desde 1985, conta com uma experiência de mais de 26 anos em projectos de transformação e outsourcing em diversos sectores de actividade, incluindo grandes empresas industriais e de distribuição, sector financeiro, energia, utilities e recursos naturais em diversos países na Europa, África e América Latina. Foi vice-presidente da Associação Portugal Outsourcing. É licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa

  • JOSÉ GOMES

    PARTNER DA SMART EQUITY, S.G.P.S.

    José António Soares Augusto Gomes, 53 anos, actualmente empresário e consultor de empresas. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, pelo ISCTE, frequentou ainda diversos cursos de pós-graduação nomeadamente na Universidade Católica Portuguesa, AESE e Kellogs. Iniciou a sua actividade profissional numa Companhia de Seguros, tendo em 1988 ingressado na Accenture, onde permaneceu durante cerca de 25 anos. Na Accenture foi partner, responsável pela área de consultoria de gestão e estratégia e membro do Conselho Executivo para Portugal, Angola e Moçambique. Desenvolveu uma vasta experiência em inúmeros projectos de transformação em diversos sectores de actividade, nomeadamente na área de Banca, Seguros e Energia. Actualmente é accionista e administrador da JAG LINKS SGPS SA, e sócio fundador com participações accionistas minoritárias em várias startups em Portugal e Moçambique, focadas em diversos sectores de actividade nomeadamente, na área da construção, no turismo e serviços, e dos eventos.

O nosso Compromisso

  • Rapidez na decisão

    Temos um modelo de decisão lean e rápido. Existe uma enorme capacidade de comunicação entre os partners bem como fóruns onde semanalmente são discutidos vários temas como decisões de funding. Assim e apesar de analisarmos critérios como a área de negócio, mercado/vertical, modelo tecnológico, modelo de negócio, equipa/promotores, investimento necessário entre outros, a decisão e transferência de cash não ultrapassa em regra os 45 dias.

  • Networking/reaching out

    Acreditamos que será esta a nossa característica mais diferenciadora. Escolhemos as nossas participadas/investimentos com um modelo bastante exigente, mas aquelas em que de facto investimos temos a real capacidade de as fazer crescer exponencialmente. Isto implica não só a capacidade de internacionalização mas também a de encontrar os investidores necessários (nacionais ou internacionais, financeiros ou não) para uma ronda seguinte (round A)

  • Rede de parcerias

    A SMART aposta fortemente em ter uma presença institucional nesta área. Da mesma maneira, aposta em providenciar ás suas participadas acesso a formações, conferências, workshops e outras acções que organiza em conjunto com os seus parceiros

  • Acesso a uma equipa de gestão sénior

    Que advém das várias competências dos accionistas e complementariedade entre os mesmos e que abrange know-how nas áreas financeiras, consultoria, de desenvolvimento e prospecção de negócios, inovação e ainda conhecimentos técnicos e vasta experiência profissional em diversas áreas de actividade. A capacidade de qualquer participada ter acesso directo e recorrente ao board da SMART EQUITY é algo que nos esforçamos por poder oferecer